segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

CONSIDERAÇÕES AMILENISTAS.

Certa vez em sala de aula um aluno de teologia sistemática influenciado pelos conceitos pré-milenista disse: "a postura amilenista cheira a liberalismo", ele estava enganado. Não existe algo mais bíblico que o amilenismo pois esta postura resolve as questões teológicas para a maioria dos pensadores cristãos, tais como: Agostinho, Lutero, Calvino, Bavinck e Berkhof. O amilenismo é a postura que afirma o milenio como o espaço de tempo entre a primeira e a segunda vinda de Cristo, não sendo assim um tempo posterior a sua vinda em um governo terreno. Ser Amilenista é olhar para Apocalipse como figurativo e seus textos não são sequencias. O tempo presente é o aprisionamento de Satanás onde sua restrição é não vencer a Igreja de Cristo, as portas do inferno não prevalecem sobre a igreja, e aquele que é de Cristo o maligno não lhe toca.

O amilenismo é ortodoxo e não liberal. O conceito de viver em uma nova terra é bíblico. A vinda de Cristo é certa e a separação de eleitos e reprovados é inevitável. Não há um entendimento mais bíblico e mais coerente para a compreensão escatológica no pré e pós milenismo e sim no amilenismo, onde as regras hermenêuticas não são ignoradas e os textos bíblicos não são sujeitos a nossa vontade interpretativa e sim são verdades pulsantes do Espírito para os Salvos. Se você é amilenista é provável que esteja decepcionado com a maioria das práticas eclesiásticas que tratam Satanás como força soberana contrária a Deus, e assim veem de forma distorcida o conceito de batalha espiritual. Todas as hostes malignas não podem ir além da vontade soberana, do único soberano do universo - Deus.

A neurose coletiva evangélica de luta contra inimigos terrenos e celestiais nos leva a lutar usando ferramentas mais malignas que os próprios dardos de satanás. Creia que a vontade do Senhor se cumprirá sobre a terra e a nós cabe dizer como no pai nosso "seja feita a Sua vontade". Não lutamos contra Deus, não somos obstáculos impeditivos a realização de Seus planos, somos parte de Seu querer. Só somos D'Ele porque Ele nos escolheu antes da fundação do mundo para sermos vasos de honra.

3 comentários:

  1. Quando se discute este assunto, acho mais importante ressaltar que nós já somos salvos. Não precisamos esperar para sermos salvos depois da morte. Neste sentido, é nossa responsabilidade lutar por justiça e pelos pobres agora, não podemos esperar que Jesus volte para trazer justiça. Com milênio ou sem milênio, a volta de Jesus deve nos impulsionar para a ação, não para a paralisia.

    ResponderExcluir
  2. Verdade Junior, mas tb não devemos ignorar o assunto ou fazer que tanto faz. A busca pela verdade deve nos levar a uma exegesse melhor, e ai não sou Eu que devo falar e sim o texto com todas as implicações que procedem dele.

    ResponderExcluir
  3. Acredito que a vantagem e desvantagens nas duas abordagens, mas, continuo adepto ou simpatizante do amilenismo porque de todos, é o que mais respeita a exegese e a hermenêutica do testo. Ir além do que está escrito é muito perigo para mim.

    ResponderExcluir