quarta-feira, 26 de outubro de 2016

A vida como ela é x A vida como deve ser.




Em nossos dias há um apelo enorme para que muitos possam adotar a forma de vida que promete prazer e felicidade, ao baixo custo de ser quem realmente você é. Alguns apologistas desse modelo de vida baseiam-se em algo verdadeiro. Você realmente é um ser que deseja por natureza caída o prazer e a felicidade a qualquer custo.

Qual seria a falácia então envolta nessa promessa de prazer e felicidade? A primeira falácia está no fato de que isso só é válido para aqueles que não passaram pela regeneração. Aos filhos de Deus o prazer e a felicidade deve ser sempre em fazer a vontade daquele que os chamou e de ter prazer em seus princípios. Veja o Salmo 1:2 "Antes, o seu prazer está na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite." A fonte de prazer para o regenerado, não é o seu coração e sim a instrução correta da palavra de Deus. A segunda falácia está no valor que ela cobra, não basta ser você mesmo, acreditando que as consequências de ultrapassar os limites não trará efeitos danosos. Para aqueles que caminham em seu prazer carnal e acreditam que tudo vale a pena quando a vontade está em jogo. Quero afirmar que as cobranças vem com o tempo, o agir de Deus em sua justiça atribui penalidades aos nossos erros. Não fomos criados para viver livremente e sim sob a regência do Deus Criador, não fomos criados para fazer tudo o que nosso entendimento desejar e achar correto, fomos criados para obedecer os limites estabelecidos. Mas, caídos e longe de Deus nosso coração atribui como natural o pecado que nos domina.

Para nós que conhecemos a redenção em Cristo e somos possuidores de tão grande dádiva, a vida eterna. devemos viver vigilantes em nossa conduta. O pecado não é algo que já vencemos e sim algo que através da observância da palavra e prática da mesma passamos a identifica-lós e vencemos cada assédio seu, respondendo ao nosso desejo pecador com o domínio do desejo subjugado a Lei do Senhor. Fugir da aparência do mal e resistir ao Diabo não é uma escolha para nós e sim uma ordem.

Uma geração corrupta não tem do que se arrepender. Uma mãe que aborta seu filho por escolha unilateral e diz não ter do que se arrepender, pois, o seu corpo a ela pertence. Está cegada pelo pecado e desconhece o crime e a maldade que cometeu. Mas, a nós, povo de Deus a ordem é outra, quer pensemos em fazer, ou realizemos o pecado, devemos estar ciente de tal culpa. Confessar o pecado e deixar tal prática. Para o Cristão o pecado não é uma escolha, o prazer e a felicidade a qualquer preço deve estar longe de nosso olhar, de nosso coração.

Quando amamos a Deus sobre todas as coisas, temos real prazer em obedece-lo. Quanto amamos o nosso próximo como Cristo nos ama aprendemos a respeitar sem cobiça. Os limites não estão postos para nossa destruição. Deus os deu para que na obediência dos limites possamos ver seu infinito amor e cuidado. Ele não é um Deus ausente que deixa sua criação sem rege-las. Ele nos ama como seu povo e devemos ama-lo e ser servos de seu querer. Não espere encontrar a vontade de Deus revelada na boca de outro e na vontade natural de seu coração. Mas, sujeite qualquer fonte de revelação externa a revelação das escrituras pois está sim é a verdadeira revelação de Deus.

Desfrute da aliança com Deus e de seu cuidado.

by Gustavo Custódio

Um comentário: