segunda-feira, 27 de junho de 2011

Onde está a igreja sem mácula?



Gostaria de abordar esta questão com foco na Igreja local. Diante da crise ministerial e de santidade o povo que frequenta a igreja não encontra nos púlpitos e nem no gabinete o apoio para uma vida cristã saudável. Parece que o tempo mudou os interesses de ministros, onde antes havia uma cobrança pessoal pelo testemunho cristão de cada crente, agora da lugar para o mundanismo. Diante das referências bíblicas como o salmo 1 que ordena o não se assentar na roda dos escarnecedores; os programas geralmente globais que atacam os princípios cristãos com valores permissivos, fazem o favor de por dentro do lar de cristãos comportamentos não aceitos a luz da palavra. O que geralmente presenciamos no acompanhamento pastoral são crentes idolatras, adúlteros, fornicadores, corruptos, desonestos, fraudulentos, vingativos e crédulo em um Deus que os serve em suas necessidades materialista.


Em I Tessalonicenses 4:7 o apóstolo Paulo adverte a igreja dizendo: "porque Deus não nos chamou para a impureza..." a igreja não pode deixar a impureza que é fruto das paixões carnais tomar conta da congregação. Só existe um caminho para tornar a igreja sem mácula, é o que está em Josué 3:5 "...Santifiquem-se, pois amanhã o Senhor fará maravilhas entre vocês." A santidade e a vida em novidade de vida é o único caminho para se manter fora do domínio do pecado. Algumas peculiaridades da santidade nos da condições maiores para lidar com as tentações e assim evitar a queda.


1. A santidade nos faz caminhar em vida congregacional constante e estável - todo aquele que nasce de novo não tem uma visão sobre o templo como centro da sua vida cristã, mas não o despreza como elemento edificante e importante na sua relação com outros cristãos e com as autoridades espirituais que forão por Deus estabelecidas.


2. Uma vida santa sempre é acompanhada de leitura devocional da palavra - João 1:17 "Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade"; os nutrientes essenciais para o desenvolvimento espiritual do crente procede da palavra revelada. Quanto mais nos dedicamos a sua leitura, melhor entendemos a vontade de Deus e as formas de viver que agrada seu coração. Somos mais advertidos sobre as nossas práticas e mudamos por entender que sua palavra é verdadeira luz para o nosso caminhar.


3. A santidade provoca em nós uma vigilância muito maior com o nosso viver diário -não somos mais reflexos do ditado popular que afirma: "a situação faz o ladrão", somos convidados a ter a mesma prática de José que deixou a sua roupa e fugiu da tentação, levou o peso de ser condenado por ter feito a coisa certa, pois o seu senhor acreditou mais em sua mulher. José é um exemplo de como nós homens devemos lidar com as mais duras tentações e provações da vida.


4. Oramos e jejuamos com maior intensidade quando estamos em busca de vida espiritual que procede do alto.




No comportamento atual vejo algo muito próximo a apostasia do cristianismo e o surgimento de outro fenomeno chamado de plágio religioso. Neste momento surge algo muito similar a verdade, muito agradável as paixões carnais do homem. O pecado é afagado, os líderes conhecem tal prática e não se da ao trabalho de trata-lá de forma bíblica. Não seja assim conosco, cf. o salmo 14 líderes e o povo estavam em meio a corrupção, mas Deus os convoca a uma mudança de direção. A igreja de Cristo não pode ter medo de tratar o pecado e o pecador, a omissão enfraquece a congregação e os líderes. Espiritualmente somos medíocres e não amamos a Deus a que preço for. Não se acovarde diante do poder humano, diante de ameaça dos pecadores, não fique com medo de perder um membro da igreja. Fique feliz por estar em obediência ao Senhor que o chamou, trate o povo de Deus como ovelhas que necessitam ser defendidas dos lobos e dos ladrões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário