sábado, 5 de dezembro de 2009

A PÉROLA DO ENGANO BÍBLICO.

Durante a última década um termo tem se difundido no meio cristão, mais uma daquelas marcas que não sabemos de onde surgiu e com certeza está última só pode ter vindo do Inferno. Crentes "maduros", pastores neófitos estão pregando que descobriram como acessarem as bênçãos de Deus, na verdade Deus tem dado uma palavra "mágica" para tudo o que queremos, basta usar a palavra ou a chave certa. Com um apelo triunfalista, o determinismo tem alcançado simpatizantes dentro das mais diversas denominações.

O evangelho do Senhor Jesus não é o evangelho do determinismo, pois, ao contrário deste as escrituras mostra que o caminho cristão não é o de facilidades, e sim de lutas e inclusive estas lutas refletem a glória futura que será revelada por aqueles que se assemelham a Cristo. Trazer no corpo as marcas do evangelho, não é trazer pedras preciosas, jóias, dente de ouro, roupas de grifes, carros importados e ausência de enfermidade. O evangelho é uma riqueza para ajuntar tesouro nos céus e não na terra, nesta terra e no futuro somos dispenseiros do Senhor e administradores de tudo que Ele nos concede.

A forma determinista de crer inverte a existência de todas as coisas para um propósito, inclusive do homem para a glória de Deus. Sendo então o homem em busca de sua própria glória, resolvendo todos os seus problemas através da determinação e caso alguém continue, doente, pobre e com problemas no lar é porque não aprendeu a determinar. Olhando para as escrituras eu encontro um evangelho com o convite da cruz, um evangelho de venda tudo o que tem e siga-me, um evangelho que diz a Paulo: o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza, Paulo não teve o que pediu, pois o propósito de Deus era maior. Quantas vezes vamos pedir e não alcançar? Muitas. O evangelho me faz ver que a vontade de Deus é o que devo desejar, ainda que está vontade esteja muito distante do que eu deseje, eu devo abrir mão de mim mesmo para que Cristo viva em mim.

Em nenhum momento vi Cristo determinando algo, e Ele é o Rei da Glória, em nenhum momento vi Paulo determinando que toda oposição fosse pulverizada, ao contrário vi Cristo e Paulo orando por saber que todo o sofrimento tinha um propósito soberano. Na sua vida a dor tem um propósito divino, seja ele qual for, esteja sensível para buscar em Cristo o verdadeiro entendimento que ás vezes só virá muitos e muitos anos depois. Não deixe de agradecer pelas dores, ore a Deus e confesse sua fraqueza, peça a Ele que traga a libertação, a provisão, mas, que acima de tudo: Cumpra o Seu querer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário