quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

A ELE a glória.

A glória de Deus não pode ser comparada com a limitação do homem, o resplendor da majestade é infinitamente maior, melhor e mais sublime do que podemos imaginar. O nosso Deus transcende as expectativas humanistas de soberania, humilha a intelectualidade soberba e exalta o servo que prostrado lhe adora. Antes de catedráticos da teologia, somos acima de tudo servos de Cristo, vasos de barro em suas mãos, prontos para dizer: Eis-me aqui!

Há três pontos da Glória de Deus que quero destacar:

1. A Glória Revelada - Tudo o que o criador fez e falou trata de sua infinita bondade e não merecimento da raça humana, pois até a nossa existência depende e dependeu de seu carater criador. A Glória Revelada aponta para a criação do Éden até a consumação de seu propósito. Deus fala por sua livre e espontânea vontade e não pela nossa determinação, Ele está livre para fazer aquilo que o Seu Ser projetou. Eu e você estamos dentro deste projeto redentivo de Deus para aqueles que Ele amou primeiro.

2. A Glória Ab escondida - Trata-se do resplendor da glória que não nos é descrito de forma inteligível por nossa intelectualidade e sim entendido, aceito no firme fundamento da fé. Deus na fresta do mundo mostrando a crentes e descrentes um pouco de seu infinito poder. Isto envolve os fenômenos espirituais descrito pelas escritura, como os fenômenos naturais descrito como catástrofes. Alguns teólogos gostam de descrever este momento como permissão de Deus, mas a sua permissão não foge a sua vontade, o criador não é pego de surpresa pelos fenomenos naturais, e nem estes acontecem pela simples relação de ordem firmada no universo pelo criador.

3. A Glória que nunca será revelada - A.w. Pink fala muito bem sobre este assunto no seu livro Os atributos de Deus. A glória do Deus em Espírito é uma glória que não podemos dimensionar. Mesmo na glorificação "os cristãos continuarão sendo criaturas finitas, e, portanto, nunca serão capazes de compreender plenamente o Deus infinito" (Pink, p.93) Ele sempre será o Deus que nos conhece plenamente e nós os seres finitos em conhecimento sobre o Seu Ser.

Estudar a glória de Deus não se finda em poucas palavras e sim em estar gloriosamente envolvido pela certeza de que o Senhor nos é bem maior, mais glorioso que a maior glória que posamos conhecer. A Ele honra e Glória para sempre e sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário