sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Ele está conosco.

Sempre que uma critica é feita aos que biblicamente entendem que o derramar do Espírito foi algo histórico e não eventos que se sucedem geração após geração, nota-se que estas são feitas com base nas experiências místicas. Conforme as confissões de fé históricas assim como nascimento, morte e ressurreição aconteceram uma única vez, também é o ocorrido com o envio do Espírito Santo sobre a Igreja. Não há base para o exemplarismo que é típico da superficialidade de uma mente pouco exegética e com influências do catolicismo sincrético.

A presença deste Espírito entre nós pode ser confirmada não pelas experiências e sim pela palavra de Deus, ainda que eu não sinta arrepios, calafrios e êxtase, o Espírito continua entre nós para nos auxiliar na obra evangelizadora, trazendo assim a Cristo todos os que haverão de se salvar. É ele quem comunica a obra cristocentrica ao coração do pecador, iluminando os olhos do entendimento e fazendo assim uma atração irresistível a obra da cruz. O principal ministério do Espírito não é fazer os crentes falarem em línguas, não é fazerem rodar no templo e nem qualquer tipo de obra "estranha" que esteja afastada da santidade cristã. Mas Ele nos leva como noiva ao encontro do noivo, nos conduzindo a vida de santidade.

Ele está conosco e sempre estará, enquanto houver igreja sobre a terra o Espírito Santo estará atuando sobre o mundo de forma salvadora. Entre outras obra do Espírito que não cabe aqui mencionar, parece que Ele faz distinguir os verdadeiros filhos de Deus que são por Ele selados, dos falsos cristãos que são somente palhas para serem queimados em fogo inestinguível. Cabe a nós crer e não sentir, caminhar por fé e não por vista, creia que Cristo enviou o Santo Espírito com uma missão bem pessoal e isto se aplica a nossas vidas - Ele é o nosso consolador. Em toda dor, abatimento, vazio e todo sentimento da vida contrários a verdade de Deus a nosso respeito, podemos contar com este ministrar do Espírito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário