sexta-feira, 2 de abril de 2010

Relações Manipuladoras.

Quando um casal nos procura em nosso gabinete para expor seus problemas conjugais, logo de cara vemos algo de estranho, geralmente os casais passam pelo mesmo problema, saber quem é o cabeça da relação. Como reformandos acreditamos que Deus instituiu o matrimonio e colocou o homem para ser o cabeça desta relação e quando este papel é invertido ou manipulado o lar passa a naufragar. Não é raro ver e ouvir casos de casais com conflitos de liderança onde a relação funciona na manipulação. Geralmente um homem omisso e que só espelha a sua vida para ser o provedor do lar, deixa de ser o cabeça espiritual e emocional de sua família.
Quero citar um exemplo bíblico que sempre citamos aos casais, I Reis 21: 25 "Nunca existiu ninguém como Acabe que, pressionado por sua mulher Jezabel, vendeu-se para fazer o que o Senhor reprova." Quando no início do cap. 21 vemos Acabe triste, fazendo birra, greve de fome por não ter conseguido a vinha que ele queria. Jezabel sua esposa o repreende e o exorta a levantar da cama, deixar o mimo e se comportar como Rei, pois ela conseguiria a vinha para ele. O que isto significa? Acabe esta em uma relação que trouxe destruição, sua postura como homem não existe, ele é somente um menino facilmente manipulado. Jezabel uma mulher que tomou características de superioridade em seu lar.
Relações manipuladoras, são relações pecaminosas é o trono profano invadindo o lar Cristão. Não entramos em uma relação conjugal para sermos marionetes e sim para completarmos um ao outro em tudo que há necessidade. A primazia do lar é ter ordem, organização e respeito. Dificilmente um lar que não respeita o seu cabeça, respeitará o cabeça da igreja e nem a pessoa que Ele colocou como pastor do rebanho. Se levantar contra o cabeça é pecado de rebelião, e se omitir de suas responsabilidade constitui pecado também. Como homens não podemos entregar ao acaso o destino de nossa família. Somos convocados por Deus a fazer diferente, o mundo necessita saber que família não é uma instituição com prazo de validade vencida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário