quinta-feira, 1 de abril de 2010

Introdução a Angelologia: O Anjo da Guarda.

“Cuidado para não desprezarem nem um só destes pequeninos! Pois eu lhes digo que os anjos deles nos céus estão sempre vendo a face de meu Pai celeste.” Mateus 18: 10

Há muito tempo nós cristãos evangélicos nos tornamos arredios a doutrina dos anjos e nos esquecemos que estes são ministradores de Deus em nosso favor. Daniel provou isto ao orar a Deus e o anjo veio ao seu encontro. No antigo testamento várias orientações de Deus foram dadas através de seus anjos. Não podemos negar que está doutrina é fundamental, pois nos faz entender a organização que Deus estabelece tanto na terra como no céu. Dentro desta doutrina temos a menção dos anjos caídos (satanás e sua turma) e os anjos de Deus (aqueles que não foram persuadidos).

Segundo o texto que Jesus nos deixou, os anjos estão ao nosso lado para nos guiar em todo propósito de Deus e nos guardar do caminho mal. Usando o comentário de DAVIDSON ele diz: “Esta é mais uma razão para honrar e não desprezar as crianças. É uma alusão aos anjos de guarda que acompanham a toda criança, pelo menos de toda criança piedosa. Seu ministério é explicado em Heb. 1:14, que descreve os anjos na presença do Pai dos Céus, onde esperam suas ordens... .” O autor de Hebreus diz que eles são ministradores daqueles irão herdar a salvação.

Os eleitos de Deus, escolhidos para fazer a sua vontade e criados para a glória de Deus, desde o seu nascimento até a sua morte possuem esta ministração angelical. Gostaria de fazer uma ressalva a prática contemporânea de adoração a anjos, oração a anjos e culto aos anjos, tem até mesmo igreja com templo dos anjos. As escrituras nos proíbem de adorarmos qualquer criatura seja ela angelical ou não. Todos os anjos servem ao mesmo Senhor que eu e você servimos.

Parece que a teologia nos últimos 100 anos se esqueceu deste ponto tão crucial nas escrituras. Muitos até mesmo já nem acreditam no ministério angelical, atribuindo para isto acreditar que Deus cuida de tudo sozinho. Realmente Deus tem poder para fazer tudo sozinho, mas, coube a Ele estabelecer este ministério como parte do seu propósito para a vida de seus servos. Assim como os filhos da perdição são ministrados pelo deus deste século (satanás e sua turma), os redimidos são ministrados por Deus e seus anjos. Inclusive esta doutrina era tão clara na época de Jesus que satanás em uma das tentações o propõe tentar o Senhor Deus se lançando abaixo, pois Deus enviaria uma legião de anjos para o guarda.

Aprenda a reconhecer que Deus cuida de você de uma forma tão protetora, que nenhum segundo de sua vida você está só. Quando fazemos algo de mal os anjos de Deus ali estão como testemunha de nossas obras, quando fazemos algo de bom eles ali estão para testemunha de nossa prática. Antes de fazer qualquer coisa lembre-se que além dos olhos do próprio Deus, os olhos de seus anjos estão lhe contemplando, e provavelmente o seu coração se encherá de maior temor.

Um abraço a você e sua casa, não deixe de pedir a Deus que os seus anjos estejam sempre contigo. E Ele ordenará que anjos lhe cerquem por todos os lados e praga alguma chegará a sua tenda, sem que Deus lhe esteja guardando e dando o livramento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário